quinta-feira, 31 de março de 2011

Como é ocasionado o fenômeno da dependência?

O comportamento de repetição obedece a dois mecanismos básicos não patológicos: o reforço positivo e o reforço negativo. O reforço positivo refere-se ao comportamento de busca do prazer: quando algo é agradável a pessoa busca os mesmos estímulos para obter a mesma satisfação. O reforço negativo refere-se ao comportamento de evitação de dor ou desprazer. Quando algo é desagradável a pessoa procura os mesmos meios para evitar a dor ou desprazer, causados numa dada circunstância. A fixação de uma pessoa no comportamento de busca do álcool, obedece a esses dois mecanismos acima apresentados. No começo a busca é pelo prazer que a bebida proporciona. Depois de um período, quando a pessoa não alcança mais o prazer anteriormente obtido, não consegue mais parar porque sempre que isso é tentado surgem os sintomas desagradáveis da abstinência, e para evitá-los a pessoa mantém o uso do álcool. Os reforços positivo e negativo são mecanismos ou recursos normais que permitem às pessoas se adaptarem ao seu ambiente.
As medicações hoje em uso atuam sobre essas fases: a naltrexona inibe o prazer dado pelo álcool, inibindo o reforço positivo; o acamprosato diminui o mal estar causado pela abstinência, inibindo o reforço negativo. Provavelmente, dentro de pouco tempo, teremos estudos avaliando o benefício trazido pela combinação dessas duas medicações para os dependentes de álcool que não obtiveram resultados satisfatórios com cada uma isoladamente.

4 comentários:

  1. Peço que publiquem seus comentários aqui a respeito desse texto! Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. O artigo refere-se à discussão de pesquisa baseada em metodologia de análise de conteúdo cuja meta é explicitar o quanto o alcool pode nos fazer dependente. Vale a pena ressaltar que na boca do povão "SO OS CABRAS MACHOS BEBEM A BRANQUINHA".

    ResponderExcluir
  3. O álcool no corpo é eliminado através do fígado, pela respiração, suor e urina. Esse processo pode levar de 6 a 8 horas. O alcoolista não bebe com prazer, e sim para que o efeito comece logo. Prefere comer um pouco enquanto bebe, para não diminuir o efeito da bebida. Se comer, a oxidação do álcool será maior, sua eliminação da corrente sanguínea mais rápida e o efeito menor. Os cabras não sabem o prejuízo, o desastre que é a branquinha! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. O ALCOLISMO MUITAS VEZES É ESTIMULADO POR UMA SIMPLES BRINCADEIRA IU SIMPLESMENTE QUANDO AS PESSOAS QUEREM SEMTIR MASI PRAZER QUEREM FAZER ALGO MAS NÃO CONSEGUEM AI BUSCAM ALGUMA COISA QUE AS ESTIMULEM COMO O ALCOOL,AS DROGAS ISSO LEVARA A PESSOA A QUERER MASI E MASI ATE TORNAR-SE DEPENDENTE.

    ResponderExcluir