quinta-feira, 26 de maio de 2011

Equilíbrio e o Álcool

Ato de equilíbrio

CerebeloO cerebelo coordena o movimento dos músculos. Os impulsos do cérebro que começam com os movimentos musculares são originados nos centros motores do córtex cerebral e viajam através da medula e do cordão espinhal para os músculos. Enquanto os sinais nervosos passam pela medula, são influenciados pelos impulsos nervosos do cerebelo. O cerebelo controla os movimentos finos. Por exemplo, você pode tocar normalmente seu nariz com seu dedo em um movimento suave com seus olhos fechados; se seu cerebelo não estiver funcionando, o movimento seria extremamente trêmulo ou espasmódico. Como o álcool afeta o cerebelo, os movimentos musculares se tornam descoordenados.
O cérebro também coordena o movimento muscular frio envolvido na manutenção de seu equilíbrio. Então, como o álcool afeta o cerebelo, uma pessoa perde o equilíbrio com freqüência. Nesse estágio, essa pessoa pode ser descrita como "caindo de bêbada".

4 comentários:

  1. O álcool deixa em sua trajetória um rastro de destruição! É desastroso!

    ResponderExcluir
  2. Desastroso? so essa palavra não basta quando se tem acidendentes seguidos de mortes brigas ...

    ResponderExcluir
  3. Ainda não é possível explicar exatamente como o álcool provoca falha de equilíbrio. O que se sabe é que ele penetra nas células do cérebro - responsável pela coordenação dos movimentos – e nos núcleos vestibulares que, junto com outras estruturas, mantém o equilíbrio. "Não se sabe ao certo como ele age, mas acaba atrapalhando seu funcionamento"

    ResponderExcluir
  4. Ter equilíbrio, juízo, responsabilidade. É o que está faltando nas pessoas. Repensar valores.

    ResponderExcluir