terça-feira, 12 de abril de 2011

Alcool e a Hereditariedade

O peso da Hereditariedade

     Mark Shitke, pesquisador californiano que esteve no Hospital das Clínicas de São Paulo, em 1978, reuniu 400 jovens e monitorou a maneira como bebiam e reagiam ao álcool. Previamente, o grupo foi dividido em 2 subgrupos: 200 jovens eram filhos de alcoólicos e 200, filhos de não-alcoólicos. A cada um deles era permitido beber até 5 doses de uma bebida destilada.
     A conclusão do autor, nessa etapa da pesquisa, foi que os filhos de alcoólicos chegavam à 5ª dose com poucos sinais de embriaguez, indicando possuir maior tolerância ao álcool, enquanto os filhos de não-alcoólicos, na 3ª dose, estavam embriagados.
     Em 1988, Shitke reuniu novamente esses jovens e verificou que apresentavam sintomas de alcoolismo os tinham resistido até a 5ª dose, coincidentemente ou não, os filhos de alcoólicos.
     A 3ª etapa da pesquisa foi realizada em 1998, mas os resultados ainda não foram divulgados. Shitke está interessado, agora, em avaliar o que aconteceu com os descendentes desses jovens e sua tendência ao alcoolismo.
     Uma pesquisa realizada nos EUA com rapazes de 17/18 anos, filhos de alcoólicos, comparados com um grupo-controle constituído por filhos de não-alcoólicos, levou à seguinte conclusão: os filhos de alcoólicos, que tinham passado por experiências amargas e traumatizantes em casa, eram completamente abstêmios aos 17 anos, enquanto os outros, filhos de pais que não bebiam, às vezes se embriagavam quando iam a festas.
     Entretanto, 20 anos mais tarde, o acompanhamento dessa população demonstrou existir muito mais dependentes de álcool entre os filhos de alcoólicos, exatamente aqueles que tinham prometido nunca beber.
     "O que se sabe é que 70% dos alcoólicos têm em sua história familiar, parentes próximos (pais, mães, tios, avós, primos) com problemas de alcoolismo", foi a conclusão a que chegou o autor da pesquisa.
Publicado  por Rovenny Frade ..

4 comentários:

  1. Muito sério o nosso papel como educador, como pais! O jovem cada vez mais cedo e de forma pesada embarcam na bebida buscando euforia e nós pais pensamos que é normal, todo mundo faz, e as vezes não damos exemplo, então como cobrar se não somos um referencial positivo! E se existe a possibilidade de herdar, essa herança não é nada lucrativa! Só problemas! Quem paga a conta?!

    ResponderExcluir
  2. As pessoas não escutam apenas o que falamos, nosso comportamento também diz muita coisa. Portanto, quando as palavras não batem com as atitudes, a confiabilidade é bastante prejudicada.Como adultos temos que ter coerência! Dar exemplo!

    ResponderExcluir
  3. Realmente ja foi comprovado cientificamente que a hereditariedade e causada por maior parte o pai. Devido ja ter estimulos para influenciar seu proprio filho com um simples gesto de molhar a chupeta na cerveja ou seus derivados.

    ResponderExcluir
  4. Como foi comprovado os alcolatras tem algum antecedentes do mesmo caso na familia por isso liga se a doença com a hereditariedade o que tem que tomar mais cuidado.

    ResponderExcluir