segunda-feira, 11 de abril de 2011

Sintomas do Alcoolismo

     A décima versão da Classificação Internacional das Doenças (CID-10)3 estabeleceu diretrizes diagnósticas para a dependência.
     O conceito de dependência envolve os seguintes critérios:
     1. desejo intenso ou compulsão para ingerir bebidas alcoólicas. 
     2. tolerância: necessidade de doses crescentes de álcool para atingir o mesmo efeito obtido com doses anteriormente inferiores ou efeito cada vez menor com uma mesma dose da substância;
     3. abstinência: síndrome típica e de duração limitada que ocorre quando o uso do álcool é interrompido ou reduzido drasticamente.
     4. aumento do tempo empregado em conseguir, consumir ou recuperar-se dos efeitos da substância; abandono progressivo de outros prazeres ou interesses devido ao consumo.
     5. desejo de reduzir ou controlar o consumo do álcool com repetidos insucessos.
     6. persistência no consumo de álcool mesmo em situações em que o consumo é contra-indicado ou apesar de provas evidentes de prejuízos, tais como, lesões hepáticas causadas pelo consumo excessivo de álcool, humor deprimido ou perturbação das funções cognitivas relacionada ao consumo do álcool.
     De acordo com o CID-10, para que se caracterize dependência, pelo menos três critérios devem estar presentes em qualquer momento durante o ano anterior.
     Entre os indivíduos dependentes, há diferentes níveis de gravidade que dependerão da presença de sintomas de abstinência e da quantidade e impacto das perdas e prejuízos advindos do uso da substância.

3 comentários:

  1. O que nos leva a esconder o sol com a peneira! Não falando de um assunto tão polêmico como esse em casa, nas escolas?

    ResponderExcluir
  2. O alcolismo é bastante tratado na midia faz puco nas escolas talvez por medo ou por falta de incentivo ?

    ResponderExcluir
  3. Os meios de comunicações estimulam o uso, mediante propagandas extremamente criativas e sedutoras; utilizam não só a propaganda, mas também as novelas e os filmes, para associar o uso do fumo e do álcool com beleza, força, sedução do sexo oposto, sucesso profissional, riqueza e etc.
    Os adolescentes, em busca desses valores para construir sua identidade e meios para atingir o sucesso, são presas fáceis da manipulação desta mídia.

    ResponderExcluir