quinta-feira, 21 de abril de 2011

Alcoolismo e desnutrição
As principais funções do processo alimentar são a manutenção da estrutura corporal e das necessidades energéticas diárias. Uma alimentação equilibrada proporciona o que precisamos. O álcool é uma substância bastante energética, em épocas passadas, chegou a ser usado em pacientes após cirurgias para uma reposição mais rápida da energia perdida na cirurgia. Apesar de altamente calórico o álcool não é armazenável. Não fossem os efeitos prejudiciais ao longo do tempo, o álcool seria um excelente meio de perder peso. Para que se possa entender como o álcool fornece energia e ao mesmo tempo não é armazenável é necessário entender seu mecanismo metabólico o que não será abordado aqui. Pelo fato do usuário de álcool possuir suas necessidades energéticas supridas ele não sente muita ou nenhuma fome, assim não há vontade de comer. A diminuição da oferta das substâncias (proteínas, açucares, gorduras, vitaminas e minerais) usadas na constante reconstrução dos tecidos, não interrompe o processo de destruição natural das células que estão sendo substituídas constantemente. Assim o corpo do alcoólatra começa a se consumir. Esse processo leva a desnutrição. 


Postado por Luana Silva

5 comentários:

  1. Oi! Colegas, estamos no caminho! Vamos postar mitos, curiosidades, charges, buscar animação para o tema abordado! Precisamos contaminar os blogueiros para a acreditar que não vale a pena esse vício!

    ResponderExcluir
  2. Preciso que vocês comentem os textos, dê opiniões, acrescente um comentário!

    ResponderExcluir
  3. O poder do alcool é tao grande que poderia ate ser usado para emagrecer mas ao ingeriar o alcool a pessoa pode perder a vontade de comer o que pode interromper(desnaturar) as proteinas, carboidratos e vitaminas e com isso ocasionar a desnutrição

    ResponderExcluir
  4. Benefício no primeiro momento, depois vira prejuízos.

    ResponderExcluir