quarta-feira, 22 de junho de 2011

Verdades e mentiras sobre a bebida  
  • "Vou tomar café forte" - Apesar de estimulante, o café de nada altera o estado de embriaguez.
  • "Vou tomar banho frio" - Água fria apenas dá a sensação de "acordar" no instante da ducha. Os efeitos do álcool, porém, permanecem inalterados.
  • "Vou tomar vento" - Os efeitos do álcool não se dissipam com um "ventinho". Só o passar do tempo elimina o álcool do organismo.
  • "Vou comer antes de beber" - Os efeitos do álcool variam de pessoa para pessoa, mas uma coisa é certa: o álcool sempre produzirá alterações em sua percepção, ainda que você esteja muito bem alimentado.
  • "Vou tomar um remédio" - A ciência não conseguiu produzir qualquer droga que elimine os efeitos do álcool. Nenhum comprimido, nenhuma receita milagrosa.
  • "Vou beber porque conheço o meu limite" - Ninguém está tão acostumado a beber a ponto de ficar livre dos efeitos do álcool. É difícil saber exatamente a hora de parar. Até porque a primeira função a ser comprometida pela bebida é a capacidade crítica.
  • "Vou beber esse tipo de bebida porque é mais fraca." - Não existem bebidas fracas. O que determina o estado de alcoolemia é a quantidade de álcool ingerido. Ingerir 340ml de uísque ou cachaça não faz muita diferença. O certo é que, quem bebe, diminui os reflexos e não pode, de maneira alguma, dirigir.
  • O único remédio é o tempo: As medidas citadas anteriormente apenas produzem bêbados despertos, mas tão bêbados quanto antes.

9 comentários:

  1. E as pessoas acreditam e fazem! Passam as receitinhas mirabolantes!

    ResponderExcluir
  2. AS PESSOS ACHAM QUE SO PORQUE OS AVôS OU QUAL QUER OUTRO DISSEQUEM QUE TOMAR ALGO COM ALCOOL AJUDA A PASSAR O EFEITO MAIS RAPIDO PRIMEIRO TEM QUE PROCURAR OS MÉDICOS OU ALGUM ESPECIALISTA
    LUANA.

    ResponderExcluir
  3. Nossa essa receitinha se fosse boa hein. Segue abaixo a tragetória dfo alcool em nosso corpo. O álcool age primeiro nas células nervosas dentro do cérebro. O álcool interfere na comunicação entre as células nervosas e outras células, impedindo as atividades das vias nervosas excitantes e aumentando as atividades das vias nervosas inibidoras.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. TALVES SE CONHECESSEMOS A PROCEDENCIA DESSA RECEITA MIRABoLANTE PODERIAMOS RESOLVER O PROBLEMA DA EMBRIAGUEZ.
    JONATHAN

    ResponderExcluir
  6. na verdade todas essas "crendices" são besteiras pq estimulam as pessoas com mentiras a beberem.

    ResponderExcluir
  7. A cerveja é menos nociva que outros tipos de bebidas alcoólicas.
    MITO. Uma lata de cerveja, uma taça de vinho ou um martelinho de cachaça são igualmente nocivos. A única coisa que varia é a quantidade.
    O problema não é beber, e sim misturar.
    MITO. Misturar cerveja, vinho, cachaça e etc, vão é acabar com seu estômago e fígado, mas não são mais prejudiciais do que beber apenas um tipo de bebida. Álcool é álcool. Comer bem antes de beber vai te manter sóbrio.
    MITO. Beber com o estômago cheio vai apenas atrasar a absorção de álcool na sua corrente sanguínea, mas não impedi-la. Comer antes de beber não vai impedi-lo de ficar bêbado.

    ResponderExcluir
  8. Tais medidas combatem somente os efeitos superficiais do álcool e não o verdadeiro sintoma de embriagues. Essas medidas podem nos dar a falsa impressão de melhora , porém o efeito permanecerá no organismo. Vale ressaltar que esses mitos não possibilitam que a pessoa dirija.

    ResponderExcluir